fbpx

Dicas e Notícias

A importância da iluminação ideal para a sua casa

A importância da iluminação ideal para a sua casa

Polar 09/05/2018

Muitas vezes, nos preocupamos com a decoração da nossa casa imaginando que a iluminação não vai fazer muita diferença no resultado final, e é aí que acontece o engano! Determinados itens de decoração acabam sendo ofuscados quando não escolhemos a iluminação adequada. Além disso, algumas texturas mais pesadas, como veludo e camurça, podem interferir drasticamente na claridade do ambiente e tudo isso precisa ser pensado para alcançar o resultado desejado.

Para começar, é importante saber que existe um conceito básico para facilitar a escolha da luz de cada ambiente da casa. Os cômodos de descanso costumam ser mais acolhedores e, por isso, pedem luzes quentes, ou seja, amareladas. Já os ambientes de maior movimentação, como cozinha, banheiros e lavanderia, exigem iluminação fria e dura, no caso, as azuladas.

Veja abaixo quais são os tipos de iluminação e como eles podem melhorar o aspecto da sua casa.

Iluminação natural: a luz do dia é a que mais beneficia os ambientes e acaba se expandindo quando entra em contato com itens de cores claras. Se esse é o seu objetivo, escolha tapetes e cortinas em tons clarinhos e tecidos finos, para facilitar a entrada da luz, mesmo que parcialmente. Outra opção é posicionar próximo a portas e janelas alguns objetos com a superfície espelhada, para facilitar a distribuição da luz que entra.

Iluminação artificial: não se contente apenas com a luz central do teto! Complemente essa iluminação principal com abajures, velas de diferentes tamanhos e larguras, pisca-pisca e até palavras em neon, no caso de uma decoração mais divertida e jovial. Além disso, você pode usar a luz elétrica para destacar os itens de decoração que você mais gosta. Ao colocar um foco de luz sob um porta-retratos ou um vaso de flores, certamente ele chamará a atenção das visitas que passarem por aquele ambiente.

Iluminação de destaque: nessa categoria, entram as luzes em molduras e quadros ou até mesmo sobre prateleiras e estantes de livros. Essa luz em especial funciona para destacar um único item da casa. Uma opção bastante utilizada são as luzes de camarim em volta de penteadeiras ou espelhos de chão.

Iluminação para tarefas: existem luminárias de mesas ou de chão que ficam estrategicamente posicionadas acima de poltronas ou mesas de trabalho. Esse tipo de luz costuma ser utilizado para leitura e escrita, por isso precisam ser luzes confortáveis aos olhos. Além de muito úteis, essas luminárias podem ser encontradas com facilidade em diversos tamanhos e materiais, facilitando a harmonia com os outros móveis do ambiente.

Deixe uma resposta